terça-feira, 11 de setembro de 2012

Como voar (de verdade) em uma vassoura.

Aqui o francês Albert-Joseph Pénot retratou
em 1910 essa obra chamada "Partindo para
o sabá". A obra desse autor é conhecida por
trabalhos semelhantes a esse. 
Como toda relação simbólico-mitológica, a questão representativa da bruxa que voa na vassoura é um assunto ímpar que vale alguns minutos de reflexão. Algumas vezes pode passar despercebida, cair na brincadeira ou no senso comum, mas sem medo de ser sensacionalista eu posso afirmar que é possível sim voar em uma vassoura. Talvez não como você, leitor por ventura desavisado, possa estar imaginando, mas sem dúvida, o vôo não é impossível para todos. 

Para alguns, sem dúvida. Para aqueles que não sabem se embriagar de uma poesia, ou para quem não sabe conversar com símbolos ou tem dificuldades em observar um mundo que se esconde além do físico, realmente fica difícil. Mas voar na vassoura é uma questão de treino. Uns voam bem, outros nem tanto. Eu, particularmente confesso que não consigo ficar muito tempo no ar.  Depois de um certo tempo eu caio. 

Uma das possíveis explicações simbólico-históricas para mostrar a relação da bruxa com a vassoura está interligada com os resquícios de paganismo no mundo medieval. Como já disse aqui, apesar da instituição do fim "oficial" da religião pagã com a ascensão do cristianismo em Roma, esse mesmo sobreviveu, até os dias atuais, também como resquícios de crenças religiosas, folclore, lendas, danças, celebrações ou canções populares. 

Tida como a primeira "bruxa voadora"
registrada na história, essa
iluminura está na obra
de Martin Le France, em 1451.
A mulher sempre foi tida como um símbolo da fertilidade, pois diferente do homem, ela pode gerar e criar a vida dentro de si. Acreditava-se, junto a isso, que a vassoura carregava consigo um forte simbolismo sexual onde o cabo simbolizaria o pênis e os pêlos da vassoura, a vagina. Uma vassoura perfeita, então, representaria simbolicamente uma união sexual. Por vezes com um simples bastão (o pênis) ou até mesmo com a vassoura, foi dito que algumas mulheres, em vilarejos isolados, insistiam em correr por suas plantações (algumas vezes nuas) montadas em suas vassouras ou bastões. A crença comum era de que quanto mais alto fosse o pulo, mais alto as colheitas cresceriam. Muitos cristãos não gostaram da ideia. 

O "voar da vassoura", então, nasce com o simples desejo de crescimento e fertilidade das plantações. Hoje existe a questão "purificadora" em alguns ramos da bruxaria: a vassoura, assim como o incenso ou a água com sal serve para purificar um local onde determinado ritual será realizado. Indo ainda mais longe, todo mundo deve conhecer a história de que uma vassoura atrás da porta também espanta visitas indesejadas. 

Esse "vôo", então, pode ser feito por quem consegue realizar essas operações que são por natureza mágicas. Se você trabalha arduamente para ver seus objetivos - quaisquer que sejam eles - realizados, você está voando em uma vassoura. Pode ser dentro de um escritório, em uma sala de aula ou sozinho no quarto. Pode ser na frente de um computador ou cercado por velas e incensos. "Voar na vassoura" se tornou uma expressão para "fazer crescer" algo, ou até mesmo "banir", "limpar" ou "purificar" certa situação. Para fins ritualísticos ou não. Feiticeiros ou não. 

Eros e Psique (François Gerard, 1798)
também representam a ascensão aos
céus. Eros é o Amor, Psique em grego
é alma. Quando Eros leva Psique
ao Olimpo consigo, na verdade é
a alma que sobe aos céus através
do Amor. 
Também há quem se utilize de ervas, unguentos e perfumes. Voar em uma vassoura é entrar em êxtase. É também descobrir, através da Iniciação, que o mundo e o Universo em que vivemos é exponencialmente maior do que algum dia pudemos imaginar. Voar em uma vassoura é subir aos céus e ver o mundo, as pessoas, as relações emocionais, nosso trabalho chato, nosso vizinho insuportável ou na dor de cabeça que insiste em incomodar como coisas pequenas, efêmeras, temporárias. O ser humano é um grão de areia comparado à imensidão do Universo. Quando se alcança um distanciamento necessário, se pode alcançar essa percepção, lá das alturas. 

Mas há quem está interessado no vôo físico com a vassoura. Ora, como eu disse a um amigo, se você coloca uma vassoura comum no meio das pernas  e dá um pulo, você voou por cerca de 1 segundo. Einsten disse que o tempo é relativo e que não pode ser medido da mesma forma em todos os lugares. Eu recomendo, então, que você que estiver interessado nesse vôo físico, dê um pulo com uma vassoura devidamente consagrada dentro de um círculo sagrado. Não tenho dúvidas que esse vôo pode durar muito mais que 1 segundo. 

Como vocês podem ver, voar na vassoura não é algo fácil. Não é para todos, nem para ser feito todo o tempo. Mas algo que todo bruxo deve saber fazer. Não no sentido de dever de obrigatoriedade, mas pelo simples fato de que viver somente em um mundo racionalista, cartesiano, matemático e científico é sufocante para uma pessoa normal. Para um bruxo ou bruxa, conhecer outro além desse é necessário pela própria sobrevivência.

12 comentários:

♀Vih♂ disse...

Oi meu nome é Victor, e em outros estudos vi que muitas das bruxas que foram vistas voando em suas vassouras na idade média, na verdade eram seus corpos astrais voando. Depois em outros estudos li que vassouras são ótimas auxiliares para isso. Bom, antes de seguir a Arte eu tentava fazer viagens astrais e não conseguia(família espírita)! Quando já tinha um bom tempo de estudos e uma vassoura. Vi que a vassoura conforme os rituais criava mais vida (enfim existia uma tulpa nela) então tentei fazer viajem astral com ajuda da vassoura e adivinha, minha primeira viajem "foi de vassoura"

J.world´sjunior disse...

Oi meu nome é J.S Júnior, e simplismente adorei sua postagem, muito interessante, e aprendi muito sobre vôos de vassoura.

J.world´sjunior disse...

Oimeu nime é J.S Júnior
Adorei sua postagem,tirou algumas duvidas, e muito bom o jeito que vc escreveu, e instruiu.

Julio Soares disse...

Odir, eu sou fã desse teu site, tá que pariu...
Enfim.
É apresentado no texto o clássico dos clássicos sobre a bruxaria: o famoso "voo de vassoura", já pensou, você, em um momento de tédio pegar sua vassoura e simplesmente atravessar os ares? A história de que bruxos voam em vassouras é muito mais antiga do que se pensa, e ela possuí uma gama intensa de significados. Por que não pegar o significado que o simples "voar" traz ao ser humano não? A sensação de liberdade, de um plano diferente de visão, de magia que os ares podem proporcionar. Por que então não elevamos este conceito de voar para o nosso interior? Podemos "voar" em vários sentidos: prosperar, crescer, etc. Termino esse comentário com um convite breve, vamos todos pegar a nossa vassoura e sair voando...

Magia Simples disse...

Parabens, o artigo ficou lindo! Como o amigo disse, eu conhecia a definição de viagem astral, de que viam bruxas voando com seus corpos etérios.

Eloy junior disse...

Mas tem como voar msm?

Anônimo disse...

Oi meu nome é Michael vanbellsck. gosto muito muito mesmo, destas coisas misticas, ou pertensente ao mundo da bruxaria, queria que voce ou voces respondesem algumas peguntas. é posivel pessoas fisicas ver corpos astrais de uma outra pessoa planado pelos céus? creio que uma viagem astral é como um espirito, e nao conseguimos ver! é? voce disse que conseguiu fazer uma viagem astral voando numa vassoura, como o feiz? voce sentor em sima de uma vassora e ficou la consentrado ate disprende-se astralmente e quando conseguiu, de alguma forma levo a vassoura junto? a visao de seu astral ver nomalmente como seu corpo fisico? ou é meio inbassado? por favor responda a todas as peguntas aqui para todos nos vermos, este é o meu email Michaelvanbellsck@hotmail.com caso queira entrar em detalhis maioris, repito gosto muito destas coisas, entao nao esite em escrever muito, ou seja pode dar uma resposta bemmmlonnga ok.

Hecate disse...

DE FATO A MAGIA É ILIMITADA, E NOSSO CEREBRO APENAS UTILIZA DE MUITISSIMO POUCO DELE... ENTÃO ACREDITO QUE DE ALGUMA FORMA COM UM POUCO DE AVANÇO MENTAL NOS PODEREMOS SIM VOAR EM VASSOURAS, FAZER COISAS LEVITAREM COM TOTAL FACILIDADE E ATRAVESSAR PLANOS E DIMENSÕES SEM PRECISAR SE DESDOBRAR OU SAIR DO CORPO MATERIAL. TUDO NO UNIVERSO É ENERGIA, MAGIA É ENERGIA MAIS LIMPIDA E SUTIL, E A MATERIA É ENERGIA BEM MAIS GROSSEIRA, ENTÃO EMBORA HAJA ENORMES LIMITAÇÕES AO CORPO HUMANO, O FISICO TAMBEM É MAGICO, É O MESMO DA MAGIA SUTIL... ENTÃO QUANDO NOSSA MENTE EVOLUIR UM TIQUINHO A MAIS, AHHHH, AI SIM PODEREMOS FAZER COISAS "POTTERIANAS" COMO EU GOSTO DE DIZER. KAKAKAKA... SOBRE ENERGIA, É CIENTIFICAMENTE PROVADO QUE ISSO É FATO, SOBRE DIMENSÕES PARALELAS JA FOI MATEMATICAMENTE PROVADO QUE HÁ 13 OU 15 PARALELAS À NOSSA... LHES ACONCELHO A LEREM MUITO POIS LEITURA TRABALHA O LADO CEREBRAL NOSSO RESPONSAVEL POR ESSA EVOLUÇÃO, E MUSICA CLASSICA TAMBEM E ROCK.... TUDO ISSO É PROVADO PELA CIENCIA... ACREDITEM NA BELEZA E PRIMEIRAMENTE NA MAGIA DA VIDA, QUE É SABER ACORDAR DE MANHÃ E SENTIR UM GOSTOSO AROMA DE GRAMA MOLHADA DE CHUVA OU CAFÉ E ACHAR ISSO TOTALMENTE MAGICO, QUANDO APRENDEREM A VER MAGIA NA SIMPLICIDADE AI SIM IRAM FAZER COISAS INCRIVEIS, POIS MUITAS VEZES ENCONTRAMOS O MACRO DENTRO DO MICRO!!! DEIXAR UM POUCO DE SER MATERIALSTA, SEXUALMENTE EXAGERADO, ESTREÇADO, ENFIM, COISAS QUE DESIQUILIBRAM, POIS ISSO AFASTA AS ONDAS VIBACIONAIS MAGICAS, QUANDO VOCES SABEREM COMO ESTREITAR TOTALMENTE AS BARREIRAS ENTRE O CORPO SUTIL E O CORPO GROSSEIRO, AI SIM VÃO FAZER COISAS DE ENCHER OS OLHOS E ALMA. SOMOS SERES TRINITOS, NÃO DEVEMOS ACREDITAR QUE O SANTO, O MUNDANO, E O DEMONIO SE SEPARAM POIS JUNTOS FORMAM A PERFEIÇÃO DE SER HUMANO... SE AMEM E SEJAM DONOS DE SI MESMOS.... COMO DIZEM POR AI: OS PORTAIS JA ESTAO ABERTPS, NA HORA CERTA, VCE TAMBEM ENTRARA!!! MORGANA OS ABENÇOE!!!

Anônimo disse...

Quero me tornar uma bruxa

Anônimo disse...

Olá,meu nome é Ney.Embora muitos já me disseram que todos aqueles que,na qual afirmam sobre a existencia de bruxaria ou feiticaria,estão mentindo,e...mesmo assim eu me recuso a deixar de acreditar na magia.Apesar de que eu tenha apenas 13 anos de idade,paticipo de eventos e rituais,sendo muitos deles organizados por mim e a melhor pessoa que sempre me ajudou foi o meu irmão,que me apoiou quando eu disse a ele que estava com vontade de usar e fazer bruxaria,bom...Eu devo meus agradecimento á você.Embora o meu desejo também é me tornar um excelente bruxo!!!!!

Anônimo disse...

Ei amigo:Michael,é nóis,porque eu tambem gosto muito msm de magia!!!
:-)
Ass:Ney.

Anônimo disse...

Oi sou eu de novo:Ney,e esqueci de mensionar,
Sua postagem é simplismente FACINANTE!!!!